quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Invasão com net via radio não dá?, Net compartilhada não dá? (Explicação!)



Há muito tempo eu venho quebrando a cabeça com esse negocio de invasão com Trojans e Ferramentas de administração remota, como eu uso internet via rádio há seculos, aprendi que esse tipo de plano de internet não suporta conexão com trojans e nem com jogos online ou qualquer outra coisa a não ser a porra do MSN e Browsers. Esse tipo de assinatura de internet são para clientes simples, clientes residenciais que entram na net só pra ver noticias, orkut, msn, hotmail, twitter, entre outros, e não empresariais que precisam de um IP unico. A razão pela qual não conseguimos acessar o outro computador com trojans ou com jogos online é porque não possuimos um IP publico (ou global, chame como preferir), e sim um IP roteado. (ficamos dentro de uma rede e não conectados a toda internet, 'rede externa'). Computadores com IP unico estão conectados em uma só rede, a rede mundial de computadores, ou rede externa como mostra a figura abaixo:




O IP roteado é aquele IP que começa com 192.168.X.X, ou aquele 1.1.0.1, ou qualquer outra merda que voce quiser, até 127.0.0.1 dá certo. Outra coisa que preciso esclarecer é que não precisa nada desse negocio de abrir portas, a unica coisa que precisa é possuir um IP publico, um IP só seu, e não um ip compartilhado. Olhem a imagem abaixo de como funciona um provedor de Internet via radio e o porque de não conseguirmos conectar com outro PC de outra rede:




*Caso não consiga ver a imagem Clique aqui!*
No caso da imagem acima, eu sou cliente de internet via radio portanto uso um IP 192.168.0.2, e pra eu poder conectar em outro IP da rede mundial precisaria de um IP publico. O IP publico/unico é usado por todos os clientes do provedor (as vezes como DNS) por isso não da pra fazer downloads de alguns sites de hospedagens e criar servidores de jogos online. Todos os clientes de internet via radio estão em uma rede interna. A rede do provedor!

Agora vou postar uma pergunta que fiz no Yahoo respostas sobre esse tema:

Como usar IP Global em Rede Roteada?
Uso internet via radio, e minha internet é compartilhada com o meu irmão, uso um IP classe C por de trás do Router. (192.168.20.2). Queria usar um IP único, global, na verdade não sei como se chama porque algumas pessoas dizem que é IP Real, outras IP Fixo, e IP Global, na teoria é aquele IP que não está por trás de um Roteador e sim é um IP Global do mundo que se conecta a qualquer outro IP que esteja em rede mundial de computadores.
Internet via radio já é compartilhada, compartilho meu IP DNS com uma cidade inteira por isso não da pra fazer downloads de alguns servidores de hospedagem grátis. Mas não quero um IP global para fazer downloas e sim para jogar jogos online! Alguém sabe como consigo um IP único só meu? Se da pra colocar quando a internet é compartilhada ?

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

"Existe muita ignorância em relaçao ao Ip e ignorância gera desinformação. Foi o que aconteceu com você. Falaram besteira e ensinaram errado. Agora vamos resolver esse problema.

Os ip's podem ser reservados ou públicos.

IP's reservados são esses como 192.168.x.x que vc está usando. São chamados de IP's não roteáveis e servem para compartilhar o acesso a internet em redes internas. É o caso do seu provedor. Ele usa ip's reservados para evitar ter que "pagar" por mais IP's públicos a cada novo cliente que ele conquista.

IP's públicos são os IP's roteáveis, que conectam a internet. Esses IP's são finitos e não pode ter dois computadores/nós na rede com o mesmo IP. Esses IP's estão acabando pois cada dia entra mais computador, mais redes, mais roteadores, mais servidores na internet e o número de IP's públicos disponíveis não aumenta. Por isso que se usa a técnica de usar Ip's reservados para permitir que mais computadores se liguem a internet.

A vantagem de usar IP's reservados é que o provedor pode ter quantos computadores quiser ligados na rede dele, atrás do grande roteador da rede dele, e usar apenas UM IP público, ou usar uns dois ou três. Ele economiza IP público.

A desvantagem é que todo mundo que estiver por traz daquele roteador aparecerá para a internet com o mesmo IP público. Alguns sites controlam por IP quem é que já acessou, já fez download ou está acessando um servidor de jogos, de arquivos, etc. Se um dos computadores por traz da rede fizer alguma caquinha, todos levam a culpa porque o IP público é o mesmo para todos.

Além da característica do IP ser público/privado, o IP pode ser FIXO ou DINAMICO.

IP dinãmico é aquele que muda a cada nova conexão. Essa também é uma técnica de compartilhamento de IP's. Suponha que eu tenha 1000 clientes mas apenas 100 ficam ligados ao mesmo tempo. Eu não vou precisar de 1000 ip's diferentes. Sö preciso de 100. Assim, quando um cliente se conecta, eu dou um IP para ele. Quando ele se desconecta, aquele IP fica livre e eu posso cedë-lo para outro cliente se conectar. Se o primeiro cliente voltar a se conectar, pode ser que o IP que ele tenha pego não esteja mais disponível e aí ele pega outro IP, por isso que IP dinamico muda.

Já IP fixo é sempre o mesmo, está alocado, determinado, fixado para aquele computador.

Portanto o IP pode ser público/reservado e dinamico/fixo. Vamos ver as combinaçoes

público e dinãmico -> usado pelos provedores de acesso discado, 3g e alguns ADSL. Cada vez que o usuário se conecta ele pega um IP público diferente. Como é público, pode ser acessado de qualquer lugar da internet.
público e fixo -> usado quando se quer fazer um servidor de alguma coisa, de web, de ftp, de jogos. O servidor fica sempre com o mesmo IP e todo mundo pode acessá-lo.
reservado e dinamico -> usado nas redes locais residenciais, profissionais e condominais. O IP muda a cada conexao mas como é reservado, só é acessível na própria rede. De fora não é possível acessá-lo
reservado e fixo -> usado nas redes locais residenciais, profissionais e condominiais para se criar um servidor interno, que será acessado apenas pelos computadores da mesma rede. De fora não é possível acessá-lo.

Dito isso existem técnicas para contornar as limitações que cada uma das combinações tem.

Para contornar a mudança de IP no IP dinamico/publico usa-se o DDNS, ou seja, dá-se um nome ao computador e um programinha mantém atualizado o IP dele.

Para contornar a inacessibildiade do IP fixo/reservado, usa-se o mapeamento de portas, port forwarding ou a DMZ do roteador.

Mas isso tudo nao interessa. Nos eu caso, uma forma de resolver o problema é pedindo ao provedor que dë um IP público para vc, pode ser dinamico. Por isso ele vai cobrar mais caro. Outra forma é vc usar um servidor VPN, se conectar a ele e obter um IP público através dele. Eu uso muito essa técnica inclusive para contornar políticas obtusas de firewall."
Grande o artigo né? Mas é bem explicativo, fica aí a dica para quem fica quebrando a cabeça com esses negocio. Eu resolvi o meu problema com isso, liguei pro meu provedor de internet via radio e perguntei quanto que custa o IP publico fixo e eles dissera que fora o plano custa mais 80 reais, mês que vem vou por! xD

Novo método atualizado 10/10/2012: Faça um plano de internet da VIVO 5G com o modem sem fio, ele te da um IP válido, então é só usar o programa NO-IP.

10 comentários:

  1. Não seria mais facil usar o no-ip?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, o no-ip camufla seu ip não faz a sua maquina ter um ip sómente seu..

      Excluir
    2. não o no-ip não camufla seu ip . apenas atualiza seu ip dinamico , tente fazer ping em um no-ip , vc vera o ultimo ip usado !!!

      Excluir
  2. Não. O No-IP só presta para atualizar o IP dinamico que muda toda vez que voce se conecta ou de tempo em tempo, ele não te faz ter um IP valido fixo! Já testei de diversas formas com o no-ip e não obtive nenhum resultado significante!

    ResponderExcluir
  3. tenho o mesmo problema so consigo invadir os da minha rede da net via radio nao consigo invadir de outros

    ResponderExcluir
  4. muito bem explicado eu tinha até um pouco de esperança para me tornar um hacker, mas valeu.

    ResponderExcluir
  5. Li todo o conteúdo, parabéns pela explicação... vc cita que rede compartilhada não funciona com o invasion webcam spy, mas se eu usá-lo dentro de minha própria rede, onde tem uma vizinha gostosa que compartilha comigo, ele funcionará´?? nós usamos IPs fixos em nossos PCs, se eu cirar um servidor com o número IP do meu computador e mandar pra ela... vou vê-la na cam? esperoque sim, pois ela é uma delícia... responde aí, obrigado.

    ResponderExcluir
  6. lucashacker, não é invadindo computadores que voce se torna um hacker, ao mesmo sabe o que é ser um hacker?

    Hackers são aqueles caras do guia do hardware, que respondem perguntas sobre duvidas de computador, aqueles caras que ajudam os outros na internet quando voce se encontra em dificuldade em um computador(sem querer nada em troca). São aqueles que postam tutoriais visando ajudá-lo a aprender mais sobre informática. E não os imbecis que ficam invadindo computadores com trojans, que nem sabe quem os criou, sendo um caçador caçado e mutilado.

    Sim Anonimo, dentro de uma rede funciona sem problemas.

    ResponderExcluir
  7. Minha internet é via radio, o meu IP é publico e e todas portas TCP estão fechadas no teste.
    Alguém pode me informar pq isso, já liguei pro provedor e me informaram que era para está aberto, pois é ip publico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualmente trabalho num provedor renomado de internet. O que acontece é que temos o IP válido que fica no FIREWALL(servidor) posteriormente tem o IP inválido da RB (router-board) e depois vem uma classe de IPs inválidos que são dados aos clientes em DHCP.
      exemplo: 192.168.0.1 até 192.168.0.254

      Por issu voce está camuflado amigo, voce precisa ligar ao provedor e solicitar um IP válido e fixo. Se o argumento for bom e visando ser pra algo útil realmente, sim, eles te venderá o IP válido.

      Excluir

Você pode utilizar:
<b>NEGRITO</b> | <em>ITÁLICO</em> | <a href="LINK">TEXTO DO LINK</a>